"Audio Books Infanto Juvenil para deficientes visuais sobre o LUTO criado para criar o diálogo sobre perdas. Uma ferramenta para que pais, educadores e profissionais da saúde possam abordar um tema tão delicado com quem não pode ver mas sente muito. Acesso gratuito no SPOTIFY - lou.psicoperdas e luto."
"Não feche os olhos para a dor do luto para quem não pode ver."
A preciosa pergunta da pata, Leen van den Berg, Brinque-Book
A pata acabara de perder seu filhote e ainda se sentia muito triste, então em uma reunião com os amigos bichos fez uma pergunta muito importante: – “ O que acontece quando morremos? ”. A sábia e gigante tartaruga, coordena a reunião com os outros animais para ajudá-la encontrar as respostas para essas e as outras perguntas difíceis.
Meu Filho Pato e Outros Contos sobre Aquilo de Que Ninguém Quer Falar, vários autores (Cia. das Letrinhas)
São seis histórias com acontecimentos da vida da criança que ajudam a crescer, como a chegada de um irmão e a perda de alguém muito querido.
O Pato, a Morte e a Tulipa (Wolf Erlbruch, Cosac Naify
Ainda hoje me emociono toda vez que leio este livro. Tem poesia, tem tristeza e tem beleza. E tem essa coisa que se chama morte e que nos acompanha desde que nascemos… Certo dia, o pato vê uma caveira andando atrás dele. É a morte. Ele já não ia bem, mas morrer naquele momento...
Ela, então, explica que sempre esteve por perto, para o caso de algum acidente, uma gripe forte ou algum improviso. Eles vão passar juntos as últimas semanas de vida do pato e travar diálogos maravilhosos, como este:
“Vai ser assim quando eu estiver morto”, pensou o pato. “O lago, sozinho. Sem mim.”
Às vezes, a morte podia ler pensamentos.
– Quando você estiver morto, o lago também não vai estar mais lá – pelo menos não para você.
Quase todo mundo tem ou já teve um animal de estimação. Mas nem todos prestam atenção aos bichinhos que têm em casa, que não são exatamente de estimação, como as baratas, as lagartixas, as moscas e os mosquitos, por exemplo, que são bichos naturais, e não estão à venda nas lojas. Essa é uma história contada por uma mulher que ama todos os bichos do mundo, mas que, por um acidente, matou dois peixinhos vermelhos. Entre os animais que ela mais gostou estão a lagartixa, o vira-lata Dilermando, Jack - o cachorro americano, um mico muito bagunceiro, uma miquinha linda que usava brincos e colar e se chamava Lisete e tantas outras histórias dos animais de seus amigos. No final do livro, vamos saber se podemos perdoá-la ou não por ter matado os peixes.
Sofia é uma menina de 7 anos. Ela mora com seus pais em uma vila e é praticamente vizinha de sua avó Dorinha, com quem gosta de passar bastante tempo. Mas um dia a vovó Dorinha começa a agir de maneira muito esquisita. Ela abotoa a blusa errado, esquece das coisas que estava fazendo e começa a precisar até de uma babá. Não demora muito para que Sofia perceba que existe algo de errado com sua querida avó. A vovó Dorinha tem Alzheimer, uma doença de causa e cura desconhecidas. Com a ajuda de sua mãe, a menina aprende mais sobre a doença e descobre que os melhores remédios para cuidar da vovó são paciência, amor e carinho
A HISTÓRIA DE UMA FOLHA - Dedicado a todas as crianças que já sofreram uma perda permanente e a todos os adultos que não encontraram uma maneira de explicá-la.
Léo Buscaglia Ed Record
A MONTANHA ENCANTADA DOS GANSOS SELVAGENS - Este livro narra a história de gansos selvagens que tinham que enfrentar o frio e o calor, os caçadores e a fome. Mas, apesar dos momentos difíceis, tinham muitas alegrias, como o nascimento de um gansinho, o ¨Cheiro-de-Jasmim¨. Ele gostava muito das histórias contadas pelos velhos gansos à beira do lago. Um dia ouviu a história sobre a Montanha Mágica, onde a vida era bela, mas só iriam para lá os velhos, pois esses eram mais leves (por não terem mais tantos medos), e podiam voar até lá. Com o passar do tempo, seu pai, que tanto amava, foi ficando leve até que chegou sua hora de partir. Cheiro-de-Jasmim ficou muito triste, mas sabia que seu pai estava contente por estar num lugar tão belo.
Rubem Alves - Ed, Paulus
A OPERAÇÃO DE LILI Estar num hospital longe das pessoas que se ama. Aansiedade e o medo da criança é metaforicamente contada na divertida estória da elefantinha que precisafazer uma cirurgia para tirar seu amigo sapo entalado na sua tromba.
Rubem Alves - Ed Paulus
CADÊ MEU AVÔ? Renato vive um momento difícil em sua vida: a perda do avô muito querido que lhe contava lindas "histórias da boca". Não sabe onde está o avô e vai pedir a ajuda do Papai Noel para encontrá-lo. A perda de uma pessoa querida é sempre um experiência traumática na vida de todos. É comum que se fale da morte para as crianças usando explicações que as deixam confusas.
A autora, Lídia Izachson de Carvalho, trata do tema com muita sensibilidade, sem apelar para explicações que mistificam a realidade.
Lídia Izachson - Editora: Biruta
Em COMEÇO MEIO E FIM, Começo, meio e fim conhecemos a pequena e inocente narradora-personagem que gosta de comparar pessoas a doces e conta como os domingos na casa dos avós são alegres e aconchegantes. Mas um domingo em especial estava diferente. Naquele domingo, sua avó não estava contente nem lembrava um doce, antes, farinha; seu avô nem mesmo veio cumprimentá-la na porta. A menina logo desconfia que algo está errado e imagina coisas terríveis, até ser levada ao quarto do avô e descobri-lo doente. E é aí que o avô inicia uma explicação sobre a existência e finitude das coisas, inclusive do mundo, e como é necessário que o que é velho morra para que haja espaço para o novo florescer
Editora Rocco
MENINA NINA - Este livro é, sem dúvida, o mais comovente de quantos Ziraldo já escreveu para crianças. Ele fala de personagens que conhece, com quem conviveu e com quem construiu sua vida. É como se ele sentasse para contar para seus leitores uma história corriqueira e, ao mesmo tempo, aproveitasse para ter com Nina, sua primeira neta, aquela difícil e delicada conversa que gostaríamos imensamente de não ter nunca.
Ziraldo - Ed Melhoramentos
MEU FILHO PATO - Ao longo do seu desenvolvimento, toda criança vivencia situações de perda - como quando muda de casa, quando nascem os irmãos, quando adoece ou morre um ente querido -, que podem gerar sentimentos e reações fortes. Se esses momentos representam vivências difíceis, por outro lado podem nos ajudar a crescer. Para que as crianças possam enfrentar esses desafios é muito importante que consigam expressar seus sentimentos, em conversas e brincadeiras ou através de histórias ficcionais.
O MEDO DA SEMENTINHA - Conta a trajetória de uma Sementinha desde seu nascimento até virar uma bela árvore. Durante esse percurso, surgem medos e preocupações com o desconhecido. A mãe dela acompanha esses sentimentos, confortando-a e tentando tornar mais fáceis esses momentos. Da morte da Sementinha nasce uma linda árvore, e, assim, o medo foi embora, dando lugar a uma vida muito feliz. Com essa metáfora, o autor trata da morte e da vida como amigas, onde uma dá lugar à outra.
O livro O DIA EM QUE O PASSARINHO NÃO CANTOU trata sobre a perda de um animal de estimação, uma experiência bastante comum para a criança, que provoca muito sofrimento e a coloca em contato com a questão da morte, podendo levar ao questionamento de outras situações de perda e morte.
Luciana Mazorra e Valéria Tinoco - Ed. Livro Pleno
O LEÃO SEM JUBA
Na magia da história O Leão sem Juba, Nely nos conta a trajetória de muitos que carregam no corpo as marcas das diferenças.Com arte e sensibilidade mostra bque o carinho do Amor, da Amizade e da Solidariedade é o único a ajudar na superação do sofrimento e na descoberta do sentido da vida.
Nely Guernelli Nucci - Ed. Paulinas
QUICO E O DR AMIGÃO Conversando com as crianças sobre a insuficiência renal crônica
Cristiane Hegedus Karan
Pensando na dificuldade que muitos adultos têm em falar com seus filhos sobre a morte, o escritor Ilan Brenman, autor de inúmeros livros de sucesso destinados ao público infantil, e a equipe de psicólogas do Instituto 4 Estações, especializadas em lidar com situações de perda, resolveram convidar seis escritores de renome para criar histórias para os pequenos sobre esse assunto. O resultado é um livro tão variado em estilos - há contos de humor, outros mais tristes, um mais psicodélico, cordel e poesia - quanto em conteúdo - muitas possibilidades para que as crianças possam falar sobre a morte e entendê-la como um fenômeno inerente à vida.