Este é o primeiro vídeo do projeto Falando de Morte da Profa. Maria Julia Kovács, fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP. O objetivo deste vídeo é desmistificar a morte mostrando as pequenas perdas: a morte de um bichinho de estimação, a morte de uma pessoa querida e a morte de si mesma.

Este vídeo faz parte do projeto Falando de Morte da Profa. Maria Julia Kovács, fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP. Fala sobre as primeiras perdas de uma criança, sobre seu luto e dor e como professores devem agir nessa situação.

Este vídeo também faz parte do projeto Falando de Morte da Profa. Maria Julia Kovács, fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP. Nele, os sentimentos que envolvem o ser humano diante da velhice e das experiências vividas, são apresentadas numa linguagem emocionada. Os conceitos da psicologia estão presentes para orientar e apontar caminhos que facilitam as relações entre o idoso e a sociedade.

Este vídeo, Falando de Morte da Profa. Maria Julia Kovács, fundadora do Laboratório de Estudos sobre a Morte do Instituto de Psicologia da USP. Ele se destina aos profissionais de saúde que cuidam dos sofrimentos alheios, mas não têm espaço para cuidar da própria dor.

Os Cuidados Paliativos Vem se desenvolvendo de maneira significativa no Brasil. Pacientes gravemente enfermos e seus familiares, têm o direito a um cuidado ativo que envolve os aspectos físicos, psicológicos, sociais e espirituais até o fim da vida e a dignidade no processo de morrer. Este Vídeo apresenta as principais questões sobre o tema aliadas a relatos de experiências de profissionais que atuam na área.

Este vídeo tem como objetivo traçar algumas reflexões sobre a morte com dignidade no século XXI como: Morte Interdita, morte escancarada e algumas formas de morte presentes na atualidade; Necessidades do paciente no final da vida e como o conceito de paciente terminal tornam genéricas as formas de cuidados; Definições, esclarecimentos e questões bioéticas envolvendo eutanásia, distanásia e ortotanásia; Testamento Vital e Diretrizes Antecipadas de Vontade e Reflexões sobre os caminhos da morte no século XXI enfatizando a importância do desenvolvimento de programas de Cuidados Paliativos no Brasil.